Se é praticidade que você quer, organizar uma cozinha como um chef tem que uma regra. Isso permitirá encontrar um bom equilíbrio entre praticidade e estética. Portanto, se seus esquemas organizacionais são bonitos, mas impossibilitam o alcance do molho de soja exatamente quando precisamos, talvez seja necessário repensar.
Focar demais na estética da cozinha e negligenciar a funcionalidade é um erro comum de organização.
+ 3 tendências de design de cozinha estão ficando para trás
+ 5 ideias impressionantes e baratas para transformar a pia velha da cozinha
+ Dicas para criar um jardim de hortaliças dentro de casa
Com isso em mente, recorremos a alguns profissionais de organização para descobrir o que eles sugerem para um verdadeiro amante das artes culinárias que também deseja uma cozinha bem organizada.
Se você está procurando algumas dicas de design testadas e comprovadas para um verdadeiro chef doméstico, talvez seja hora de uma abordagem um pouco diferente.
‘TUDO EM SEU LUGAR’
Como aponta Catherine McCord, fundadora da Weelicious e autora de Meal Prep Magic ao site Homes and Gardens, os chefs trabalham constantemente com base no princípio de que tudo deve operar com fluidez e funcionar perfeitamente.
‘Quando penso em preparar refeições e cozinhar em uma cozinha doméstica, a primeira coisa que penso é ‘mise en place’, que se traduz do francês para o inglês como ‘colocar no lugar’ ou ‘tudo em seu lugar’. diz McCord. ‘Para se movimentar com rapidez e eficiência na cozinha de um restaurante, você precisa estar organizado e ter tudo em seu devido lugar.’
É por isso que, quando você olha para a cozinha de um verdadeiro chef, as coisas não são organizadas da mesma maneira que um organizador profissional pode sugerir. Em vez de organizar de uma forma que pareça visualmente atraente, McCord sugere uma abordagem ligeiramente diferente. ‘Coloque seus ingredientes juntos para que você possa produzir o máximo de refeições possível em um curto período de tempo’, diz ela.
CRIE ZONAS ESPECÍFICAS
Se você deseja projetar uma cozinha como um chef, Tanya Smith-Shiflett, proprietária e cofundadora da empresa de design de interiores Unique Kitchens and Baths, deu um conselho importante, segundo o site Homes and Gardens.
‘Uma cozinha adequada deve ter zonas dedicadas’, diz ela e sugere a criação de categorias que funcionem para você. Como alguns exemplos, Smith-Shiflett aconselha focar na preparação, cozimento, limpeza, empratamento e serviço.
A partir daí, organize cada zona de maneira que faça sentido para a tarefa em questão. Mais notavelmente, porém, em todas as zonas, Smith-Shiflett sempre garante que haja uma coisa. ‘Recomendo muito espaço na bancada!’ ela diz.
CONCENTRE-SE NO ESPAÇO AO REDOR DO FORNO
Claro, nem toda refeição requer uso de um forno. Mas ainda é, indiscutivelmente, uma das zonas mais importantes em sua cozinha para manter bem abastecido e bem organizado – porque é onde acontece grande parte da ação em ritmo acelerado.
‘Eu guardo panelas e frigideiras em um armário ao lado do meu forno para que eu possa preparar as refeições rapidamente’, diz McCord. ‘Os ingredientes essenciais durante o cozimento são uma variedade de óleos, sal e pimenta para temperar.’
SEPARE O SAL DE MESA E O SAL DE COZINHA
Se você simplesmente se virar para a mesa e pegar o mesmo saleiro que usa para temperar sua refeição, McCord implora que você pare!
‘Chefs profissionais nunca usam saleiros’, diz ela. ‘Você deve sempre colocar o sal (de preferência, sal marinho) enquanto cozinha para que você possa realmente sentir e temperar para que você crie sabor enquanto cozinhar.’
ORGANIZE ONDE VOCÊ ARMAZENA SEUS TEMPEROS
Além do sal, Smith-Shiflett diz que o restante de seus temperos também requer organização. Embora existam muitas ideias de armazenamento de especiarias por aí, elas nem sempre são projetadas ou executadas com um chef de verdade em mente.
“Acredito que os temperos devem estar perto da zona de cozimento, mas cada chef ou cozinheiro doméstico pode sentir de maneira diferente, dependendo do que funciona melhor para eles”, diz ela. Mesmo se você tiver um espaço pequeno, existem muitas soluções para onde armazenar temperos, basta usar a criatividade.
PRIORIZE VISIBILIDADE E ACESSIBILIDADE
Um verdadeiro chef sabe que cozinhar é rápido e cheio de movimento, e Smith-Shiflett diz que mais pessoas precisam considerar isso ao projetar e organizar suas cozinhas domésticas.
‘Um cozinheiro doméstico deve evitar inserções ou sistemas de organização que escondam itens ou prejudiquem a acessibilidade de alguma forma’, diz ela. ‘Cozinhar pode ser muito ativo, então um movimento para chegar a um item sempre será mais eficiente!’
A aparência varia de acordo com a pessoa, mas considere descartar qualquer armazenamento de cozinha ou unidades de organização que exijam várias etapas apenas para acessar o que você precisa. Em vez disso, opte por organizadores como Lazy Susans e plataformas giratórias em camadas, na Amazon, que são projetadas para tornar as coisas acessíveis rapidamente.
APROVEITE AO MÁXIMO O ESPAÇO DA SUA GAVETA
Quando você pensa em como um chef opera uma cozinha, sua mente provavelmente vai para o balcão e as áreas de cozinha. Mas, de acordo com Annie Downing, da Annie Downing Interiors, as gavetas organizadas da cozinha desempenham um papel importante em uma cozinha eficiente.
‘Utilize gavetas mais profundas para guardar panelas e frigideiras e prateleiras abertas para facilitar o acesso aos pratos’, diz ela. Se você for realmente adepto da cozinha, pegará todas as panelas e frigideiras necessárias ao preparar – mas pode ser necessário pegar um prato ou prato mais rapidamente.
Ashley Macuga, da Collected Interiors, concorda, observando que as gavetas são especialmente úteis se você for padeiro. ‘É tudo sobre ter gavetas que podem conter todos os tamanhos de panelas e assadeiras’, diz ela. ‘Lembre-se que os pratos de vidro ficam pesados rapidamente, então as gavetas devem ser feitas com corrediças da mais alta qualidade que possam suportar o uso e o peso.’
NÃO SE SINTA OBRIGADO A SEPARAR
Um dos truques de organização mais populares no momento é separar tudo. Mas Hagmeyer diz que os chefs não estão necessariamente fazendo isso – então você também não precisa.
“Chefs caseiros que cozinham com frequência podem optar por não separar temperos e óleos, porque compram em quantidades maiores e os consomem mais rapidamente”, explica ela. ‘Para aqueles que levam mais tempo para trabalhar com um único pote de manjericão, faz mais sentido simplificar e separar porque você o substitui com menos frequência.’
No final das contas, organizar sua cozinha como um chef só é útil se você usá-la como um chef. Então, pegue as dicas que funcionam melhor para você e sua família e deixe o resto para trás.
Fonte: Homes and Gardens
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.